Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 14 de agosto de 2011

Super dica

Oi pessoal la vai uma super dica para vocês que querem fazer a pintura da sua residência.


Para pintura nova:
  1. Após o assentamento, o reboco deverá estar totalmente curado (seco), sendo que o ideal é esperar em torno de 60 dias para realizar a pintura.
  2. Lixe toda a superfície com lixa de massa nº100.
  3. Como o reboco é poroso, ele acaba absorvendo muita tinta e de forma irregular. Por isso o melhor é usar um selador, economizando no acabamento.
  4. Utilize massa corrida somente em áreas internas e massa acrílica em áreas externas. Aplique 2 demãos em camadas finas, usando entre elas lixa de massa nº120, para um perfeito acabamento e secagem.
  5. Para o lixamento, a massa deve estar totalmente seca. No final, lixe toda a superfície com a lixa de massa nº120.
  6. Limpe toda a parede com um pano limpo e úmido ou uma vassoura de pêlos.
  7. Chegou a hora da pintura. É só aplicar duas demãos de tinta, sendo que após a primeira demão, lixe com uma lixa de massa nº220. Inicie a pintura do ponto mais alto. O tempo de secagem entre demão é de 4 a 5 horas.
Para repintura:
  1. Raspar todas as partes soltas com uma espátula.
  2. Limpe toda a parede com um pano limpo e úmido ou vassoura de pêlos.
  3. Cubra todas as irregularidades da parede com massa corrida (área interna) ou massa acrílica (área externa). Entre as demãos, lixar com lixa de massa nº120.
  4. Depois de feito todos os acertos, espere que a massa fique seca totalmente. Em seguida, lixe toda a superfície com a lixa de massa nº220.
  5. Limpe bem a parede com um pano limpo e úmido ou uma vassoura de pêlos.
  6. Agora é só aplicar duas demãos de tinta, sendo que após a primeira demão, lixe com uma lixa de massa nº220. Inicie a pintura do ponto mais alto. O tempo de secagem entre demão é de 4 a 5 horas (o tempo varia comforme o tipo de tinta, consulte a embalagem).
Dicas:
  1. Não se esqueça de seguir as instruções que acompanham os produtos, tendo assim um melhor aproveitamento do material e obtendo um melhor resultado.
  2. Cubra as partes que não serão pintadas (como janelas e portas) com jornal, fixando bem nas bordas com fita crepe. Assim você não corre o risco de pintar o que não devia.
  3. A pintura branca é a mais simples e barata, mas você tem diversas opções de pintura. Uma delas são os tons pastéis (cores bem claras) que podem dar um tom mais "animado" ao ambiente, principalmente nos quartos. Procure tons que combinem com os móveis, para que o cômodo não fique excessivamente colorido.
    Uma outra alternativa é pintar a parede com duas cores. Uma ótima opção é dividir a parede horizontalmente (mais ou menos 1,20m ou 1,60m do chão), pintando a parte de baixo com uma cor um pouco escura e a parte de cima na mesma cor, só que mais clara (tom pastel). Na parte de baixo pode-se fazer uma pintura texturizada; na Casa São Pedro você encontra várias ferramentas - entre rolos, espumas e espátulas - além de várias tintas e suplementos especiais para dar um acabamento diferenciado na sua pintura, e com pouca despesa :-) Informe-se com nossos atendentes.
  4. Pinte o teto sempre de branco. É a melhor opção, pois o branco dá melhor luminosidade ao ambiente.
Como eliminar bolhas nas paredes (umidade)
Sim, estamos falando daquelas bolhas inconvenientes que aparecem sob a pintura. Elas surgem por causa da umidade, seja pela impermeabilização inadequada (ou a falta dela), má qualidade do reboco ou vazamentos. Para eliminá-las e evitar que outras aparecam, siga estas dicas:
  1. No caso de vazamento, a primeira coisa a fazer é consertar o encanamento defeituoso de forma adequada.
  2. Também pode ser que a umidade venha do chão (infiltração) ou do telhado. Verifique calhas, rufos e telhas e veja se não há nenhum vazamento ou fresta. Se houver, feche com o impermeabilizante adequado para o caso. Não use "massinha" ou produtos não adequados para tampar o buraco, pois só resolve a curto prazo e pode não aguentar uma chuva mais forte, fazendo com que a umidade volte. Na Casa São Pedro há produtos impermeabilizantes adequados para a maioria dos casos, é só se informar com nossos atendentes.
  3. Caso a água esteja se infiltrando por baixo (no caso de quintais, cozinhas ou banheiros) será necessário fazer (ou refazer) a impermeabilização da parede, impermeabilizando a parede que está por baixo do chão. Além disso é recomendável que seja colocado um piso cerâmico, inclusive com rodapé, usando impermeabilizante e argamassa e rejunte de qualidade. Só depois de uma impermeabilização bem feita vale a pena fazer a recuperação da parede.
  4. Para recuperar a parede com umidade você deve retirar TODO o reboco ou massa que parecer solto ou úmido. Também deve escovar com uma escova de aço os tijolos, caso tenha bolores ou umidade excessiva. Depois faça um novo reboco (1 cimento x 1 cal x 3 areia). Depois siga as recomendações para pintura nova.
Materiais normalmente utilizados:
  • Desempenadeira
  • Espátula
  • Solvente
  • Massa corrida ou acrílica
  • Selador
  • Bandeja de pintura
  • Pincel
  • Rolos de espuma e de lã
  • Tintas
  • Taco lixador
  • Fita crepe
  • Óculos protetor
  • Máscara descartável
  • Panos para limpeza
  • Lixas de massa nº100, 120, 150, 220
  • Luvas de borracha
Espero que curtem.....

5 comentários:

  1. Olá Welison, gostei das suas dicas de pintura, são boas, Welison estou te seguino faço parte das blogueiras unidas segue o meu lá, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas!!Passando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas que também participo!!Bjsss
    http://rumoslibertadores.blogspot.com - 494
    http://zildasantiago.blogspot.com – 493

    TEM SORTEIO NO BLOG 493...PARTICIPE!!!

    ResponderExcluir
  3. OI amigo Welison, faço parte das blogueiras unidas, meu número é 632 já estou te seguino alguns dias, segue o meu lá amigo.

    ResponderExcluir
  4. Super dica, adorei e vou ficar te seguindo! Bjinhusss :D, se quiser sinta-se a vontade a visitar-me, ficarei muito feliz. www.fofasbeautiful.blogspot.com
    blogueira unida 615

    ResponderExcluir